sábado, 17 de abril de 2010

ORGANIZAÇÃO SINDICAL É IMPRESCINDÍVEL: FAÇA A SUA REFLEXÃO E ESCOLHA.

ORGANIZAÇÃO SINDICAL É IMPRESCINDÍVEL: FAÇA A SUA REFLEXÃO E ESCOLHA.


Venho aqui deixar um convite especial para os Assistentes Sociais e meus futuros colegas desta profissão maravilhosa.

O SINASPA (SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO ESTADO DO PARÁ) está de portas abertas para a categoria, que infelizmente ainda não está unida em favor da coletividade de modo em geral. Pois fazer Serviço Social é trabalhar para uma coletividade. Muitos que passaram por esses bancos da UFPA, UNAMA e outras Universidades/Faculdade esqueceram isso e vivem dentro do processo de alienação patrocinado por governos corruptos e pelo sistema Capitalista, que não querem a Organização dos Trabalhadores nos "MOVIMENTOS SINDICAIS". Desta forma, deixo aqui em Nome DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO ESTADO DO PARÁ - SINASPA - o convite: Venham fazer parte desta organização que luta a nosso favor, pois queremos e merecemos ter um piso nacional, a valorização da Profissão, a redução da jornada de trabalho (PL 30 horas). Em Brasília vários Projetos estão tramitando e o SINASPA está acompanhando em conjunto com a Federação Nacional dos Assistentes Sociais (FENAS). Portanto, venham tomar conhecimento destas lutas que ira beneficiar a categoria toda. Mas para isso é preciso fortalecer esse movimento e muitos não querem participar dele e será por quê? Faça a sua reflexão. Se quisermos ter um salário digno, o reconhecimento e a valorização da Profissão de Assistente Social no BRASIL temos que juntarmos forças e trabalhar em conjunto para que o SERVIÇO SOCIAL cresça e isso não depende apenas dos Diretores do SINASPA e da própria FENAS, mas depende principalmente de vocês Assistentes Sociais e dos Sindicalizados, que devem ter a noção da importância desta Entidade para o progresso da Profissão que escolhemos. Então, venham fazer parte destas lutas coletivas. Ok!

Vale ressaltar que a nossa categoria é uma das poucas que vive no e, em um estado de completo isolamento, que não têm o devido respeito por parte de outros profissionais, que não têm a devida atenção dos Governos que não estão nem um pouco preocupados com a profissão (que diga o Ministério da Educação), bem como, nem a população têm o conhecimento de quem é o Assistente Social e muito menos o que é o SERVIÇO SOCIAL. Desta forma, meus camaradas só seremos fortes, respeitados e valorizados quando estivermos unidos em nossas Entidades da Categoria, defendendo os nossos direitos e os interesses da classe dos Assistentes Sociais, pois já que lutamos pela Cidadania, Democracia e Participação Popular da população, não devemos esquecer que também fazemos parte desse povo e que somos trabalhadores assalariados e que precisamos estar de mãos dadas para alçar vôos em direção da nossa valorização profissional, em favor da categoria, da coletividade.

O SINASPA é os outros Sindicatos de Assistentes Sociais do País, tendo à frente diversos sindicalistas estão agora resgatando a nossa identidade profissional (que de certa forma estava perdida) diante do mundo do trabalho, das Instituições, dos Governos e da Sociedade Civil, onde temos como meta a edificação de um Serviço Social de qualidade, onde os trabalhadores possam ser bem remunerados, ter espaços de trabalho adequados, equipamentos e toda estrutura física para desenvolver suas funções de forma satisfatória, ou seja, ter condições dignas de trabalho, bem como ofertar para a população usuária um serviço com maior qualidade no atendimento. E que fique claro, que estas lutas sindicais, não cabem exclusivamente aos sindicalistas, mas cabe a todos os Assistentes Sociais, a não ser que você, caro colega não tenha comprometimento com o seu juramento quando recebeu o seu diploma (de Bacharel em Serviço Social), que não ame a sua profissão e não goste do que faz (pois têm muitos profissionais que agem assim), bem como, talvez não tenha compromisso e responsabilidade com a população que lhe paga. Pense nisto, pois não somos agentes de transformação? Ou será que não, pois bem isso cabe a cada um de nós analisarmos as nossas práticas que estamos construindo nesse País junto do nosso povo e em especial da nossa categoria.

Infelizmente são muitos os Assistentes Sociais que estão desligados da importância do seu papel na sociedade, e que estão mergulhados em um pragmatismo (a prática pela prática) que os "cega" deixando-os muito longe da “Práxis de Educação Transformadora e Libertadora”, a qual se propõe a intervenção técnica do Serviço Social. O que quero dizer com isso, e que a luta dos Sindicatos atualmente não é uma ação individual, ou que vá favorecer determinado (s) grupo (s), mas trata-se de uma essencial ação política de grandes proporções e que abraçará a todos os Assistentes Sociais neste Brasil, e que para termos resultados positivos em nossas reivindicações é extremamente necessário a nossa mobilização em cada Estado, em cada município. Desta forma, a ação dos Sindicatos é coletiva e cabe a todos os Assistentes Sociais, aqueles que gostam do Serviço Social defenderem e levantarem essa Bandeira.

“Mesmo que cortem nossas asas, não adiantará, pois elas tornarão a crescer, tendo um número maior de penas, o que levará a darmos vôos cada vez maiores e ousados. Viva os Pássaros e a Ousadia!” (MARCELO BELÉM).



Ass: Marcelo Henrique J. F. Sobrinho - "MARCELO BELÉM". - u2theone@ig.com.br ou marcelobelem@gmail.com.br.



Obs: Este texto faz parte do livro que estou escrevendo.

2 comentários:

  1. Parabéns, pelo excelente trabalho colega. Jaqueline

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, muito obrigado e espero que continue a participar desse espaço vivo e dialético de discussão do "Mundo do Trabalho" dos Assistentes Sociais e das Políticas Públicas e Sociais.

      Excluir