sexta-feira, 9 de dezembro de 2011

”A importância da Educação em nossas Vidas e o Serviço Social frente as demandas da Escola”.

SERVIÇO SOCIAL NA EDUCAÇÃO (NAS ESCOLAS) É ESSENCIAL, PARA A BOA FORMAÇÃO DO SER CIDADÃO E PARA A FAMÍLIA.

 
 "O Sol nasce no Brasil e morre na Argentina".

FRONTEIRA.

Prefeitura de Santo Antonio do Sudoeste - Paraná.

Secretaria Municipal de Cultura -
 Santo Antonio do Sudoeste - PR.

Praça.
CAPS - SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE - PR.

CREAS - SANTO ANTÔNIO DO SUDOESTE - PR.

CRAS - SANTO ANTONIO DO SUDOESTE - PR.

Secretaria Municipal de Assistência Social -
 Santo Antônio do Sudoeste - PR.

Prédio da Prefeitura de Santo Antônio do Sudoeste - PR.

Praça - Meio Ambiente Limpo.

Na Encruzilhada.

Escola de Ensino Fundamental Dorival Magrinelli.
Diretora Ivone Quevedo -
Oração antes de entrarem para as salas de Aulas.

Sala de Aula do
 Professor Sandro Roberto Nazareno F. Sobrinho.


Marcelo Henrique iniciando a Palestra -
Escola de Ensino Fundamental Dorival Magrinelli. .

A importância da Educação em nossas Vidas -
Estudar é fundamental. Portanto, sendo sua principal
responsabilidade diante dos seus Pais.

Falando sobre Drogas e Prostituição Infanto-Juvenil -
 Conhecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente -
Lei Federal 8.069/1990.

Marcelo respondendo as perguntas dos Alunos.

Alertando sobre as conseqüências do
 Bullying e Racismo na Escola e Sociedade. -
 Respeito as diferenças. 

Respeito a Família: Pais e Avós ,,,,

Alunos concentrados na fala de Marcelo.

Perigo das Fronteiras -
 Tráfico de Seres Humanos; as Drogas e
 a Prostituição infanto-Juvenil.

Explicando sobre o seu Trabalho de Assistente Social.

Marcelo falando sobre o seu Trabalho na Amazônia,
Belém e Conceição do Araguaia.(Estado do Pará).

Marcelo finalizando a Palestra:
"Desejando um Feliz Natal e excelente Ano Novo,
 com muita Saúde e Sabedoria para Todos."

Aluno tendo Aula de reforço no corredor.

Sala de Informática.
Marcelo com os Alunos Brasileiros e Argentinos -
 No Final da Palestra - Álbum de Belas recordações.
.
No Período de 27 a 29 de Novembro de 20011 estive na Cidade de Santo Antônio do Sudoeste, no Estado do Paraná (FRONTEIRA BRASIL- ARGENTINA) visitando Meu Irmão Filósofo e Professor de História Sandro Roberto Nazareno Flores Sobrinho, que mora com a sua Família naquela região (que não via há vários anos). Na oportunidade conheci diversas Cidades, inclusive na Argentina (SAN ANTONIO). A região é muito linda com paisagens que se parecem como se estivéssemos em uma “Tela de Cinema”. Ressalto que as cidades são todas limpas (quase não se ver lixo jogado de forma indevida nas ruas) – Viva o meio Ambiente e a Educação Ambiental (o que me chamou bastante atenção).
Conheci várias pessoas e tive o prazer a convite de meu Irmão de ministrar uma Palestra (40 minutos) para os seus alunos, da Escola Municipal de Ensino Fundamental Dorival Magrinelli que é administrada pela Diretora Srª Ivone Quevedo. Tema da Palestra: ”A importância da Educação em nossas Vidas e o Serviço Social frente as demandas da Escola”. As Crianças e adolescentes interagiram e fizeram diversas perguntas, foi muito bom, pois colaborei um pouco naquele momento para o o processo de Construção do Ser Cidadão e Formação Educacional daqueles Jovens, onde deixei bem claro para Eles que a Droga é a Corrupção são as pragas mais devastadoras desse Mundo e que o Estudo é fundamental para tudo na Vida, sendo está a sua principal responsabilidade perante suas famílias. Disse-lhes ainda que “devemos estudar para ser alguém na vida, pois é com estudo que vamos conseguir melhorar a qualidade de vida da nossa família e assim futuramente conseguir Emprego. A Honestidade é outra qualidade que aprendi com Meus Pais desde criança e que a Escola também ensina isto, que é uma condição a ser seguida pelo Cidadão de bem. Falamos ainda para terem cuidado com a Prostituição infanto-Juvenil e com o Tráfico de seres humanos, haja vista que a região é uma área de fronteira e nessas áreas devemos sempre está em estado de alerta (os Pais, as Escolas, as autoridades), pois os traficantes e aliciadores estão presentes nesses lugares onde o trânsito de pessoas é grande. Abordamos ainda o fenômeno do Bulying nas escolas e a questão do racismo (que infelizmente é muito grande em nossa sociedade), os quais são problemas presentes na grande maioria das escolas e que devemos combatê-los, pois as diferenças existem e como seres humanos devemos respeitar aquilo ou aquele que é diferente de Nós – respeitar a Cultura do outro, pois nenhuma é melhor do que a outra”. Falamos ainda sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal 8,069/1990), seus direitos e deveres perante a Sociedade e ainda sobre o respeito com a família e os Idosos (foi muito bom e Eu gostei demais de ter dado a Palestra e dos Alunos). 
No decorrer da Palestra me perguntaram ainda sobre a Amazônia e lhes disse: “Eu sou Brasileiro, Brasileiro da Amazônia, Brasileiro Sonhador, Sou Brasileiro e do Pará tenho tempero, de Belém Eu tenho Cheiro, Sou Norte com muito Amor”. Esse Refrão faz parte de uma música do Pará e Eu sou assim, está música demonstra em sua Letra a minha Essência. Enfim coloquei para os jovens que a nossa Amazônia é linda e exuberante e que tem enormes Rios como o Amazonas, o Tocantins, o Araguaia, tendo uma Cultura Rica e um Povo solidário e hospitaleiro (simples) e finalizei dizendo para que Eles pesquisassem sobre o Assunto e no futuro visitassem a Amazônia e o Pará.

Observei que os Alunos gostaram é muito da nossa “pequena aula–palestra” e Eu mais ainda e fiquei muito Feliz pela oportunidade que graças ao Professor Sandro Roberto Nazareno Flores Sobrinho (Meu amado Irmão), foi me concedida (meu muito obrigado e desejando um Feliz Natal e ótimo Ano Novo a todos em nome da Diretora Ivone Quevedo).

MARCELO HENRIQUE DE JESUS FLORES SOBRINHO.
ASSISTENTE SOCIAL - CRESS/PA Nº3204- 1ª Região.

DIRETOR DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
NO ESTADO DO PARÁ - SINASPA .

VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO NORTE
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS - FENAS.

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (COMDIPI) - CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – SUL DO PARÁ.

4 comentários:

  1. PARABÉNS PELO BLOG COLEGA!! CONHEÇA O MEU TAMBÉM!!
    http://cantinho-do-assistente-social.blogspot.com/
    TE SEGUINDO!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Minha Querida, muito obrigado e também gostei e muito do seu Blog e estou de "olho vivo" nele.

      Excluir
  2. Parabéns Marcelo, é sempre bom termos contribuições diversas na sala de aula e este intercâmbio é bastante produtivo. Acredito que a curiosidade deles quanto a nossa realidade deve ter sido imensa. abraços e muito sucesso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado Querida pela sua participação e, você está correta, pois eles me fizeram diversas perguntas em relação a nossa região. Foi sem dúvida uma experiência muito boa e prazerosa e nessa escola havia alunos brasileiros e argentinos.Este blog é uma ferramenta de interação social.

      Excluir