sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

SINASPA/FENAS: III ASSEMBLÉIA NACIONAL SINDICAL DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS: “Conhecendo a FENAS nos seus 10 anos de existência”.

Nos dias 24 e 25 de novembro de 2011 na Cidade de Curitiba (PR) foi realiza a III ASSEMBLÉIA NACIONAL SINDICAL DA FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS: “Conhecendo a FENAS nos seus 10 anos de existência”.

A Federação Nacional dos Assistentes Sociais – FENAS, em sua III Assembléia Nacional Sindical, na figura de nossa Presidenta Margareth Alves Dallaruvera, em sua palestra (Tema: 10 anos da Federação Nacional dos Assistentes Sociais: LUTAS, RESISTÊNCIAS E CONQUISTAS) colocou para os representantes dos SINDICATOS de Assistentes Sociais dos diversos Estados presentes no Evento e demais participantes, que a FENAS ao longo desses 10 anos de sua criação obteve um crescimento fantástico, haja vista que atualmente diversos Sindicatos de Assistentes Sociais foram sendo reabertos com o respaldo da Federação e outros se encontram em processo de reabertura. A Presidenta afirmou que a “Organização dos Trabalhadores” em seus órgãos de proteção e defesa é fundamental para a luta pelos direitos trabalhistas e conquistas da categoria, em especial a luta do Movimento Sindical dos Assistentes Sociais, sendo que o Movimento Sindical é a mola propulsora para o fortalecimento das demandas trabalhistas diante do "Mundo Globalizado e do Sistema Neoliberal". Colocou ainda que a luta dos Assistentes Sociais pelo seu reconhecimento e valorização diante dos Governos e das Políticas públicas e Sociais é um fato concreto e legitimado pela Categoria através dos Sindicatos e da FENAS, o que não há como ser negado, pois o crescimento da Federação (FENAS = 11 SINDICATOS abertos e 6 em processo de reabertura) ao longo desses 10 anos de existência legitimada demonstra o fortalecimento da Categoria dos Assistentes Sociais.

"Vislumbrando o Além".


CURITIBA - PARANÁ

"ARAUCÁRIA - ARVORÉ SIMBOLO DO PARANÁ".

"Mesa de Abertura"


"Presidenta da FENAS (Palestra 10 Anos de Lutas, Resistência e Conquistas):

 MARGARETH DALLARUVERA"


"A FENAS está Firme e Forte, Consolidada
e Legitimada como a Araucária (Árvore da Região -PR)".

"O João de Barros constrói a sua Casa,
e Nós construímos a FENAS - VIVA OS SINDICATOS".











A Presidenta fez o lançamento do Site Oficial da FENAS (www.fenas.org.br) e informou ainda o novo telefone (21-2524-4263), o que sem dúvida ira contribuir ainda mais para o Trabalho da Federação e dos Sindicatos filiados, bem como, para a divulgação da nossa Entidade.

No evento aconteceram diversos momentos nas várias palestras, onde os Sindicalistas colocaram suas opiniões e seus pontos de vista em relação a determinados assuntos. Destacamos a Palestra (Análise de Conjuntura do Brasil, suas inflexões no movimento Sindical e a importância da organização dos trabalhadores (as) para a 1ª Conferência do Trabalho Decente) realizada pela Palestrante: Maria Aparecida Godoi – Presidente da CNTSS/CUT e Conselheira Titular do CNAS. Houve ainda as Mesas: Discutindo os Eixos da VIII Conferência Nacional de Assistência Social - Eixo I – Estratégias para a Estruturação da Gestão do Trabalho no SUAS (Margareth Alves Dallaruvera – Direção do SASERJ e Presidente da FENAS); Eixo II – Reordenamento e Qualificações dos Serviços Socioassistenciais (Nelma de Azeredo – Subsecretária de Assistência Social de Descentralização da Gestão da SEASDH/RJ); Eixo III – Fortalecimento e Participação do Controle Social (Edilar Cruz – Presidente do CEAS/RS e Diretora do SASERS e da FENAS); Eixo IV – A Centralidade do SUAS na Erradicação da Extrema Pobreza no Brasil (Roseli Ferreira da Silva – Direção do SASEC, FENAS e Presidente do CEAS/CE). Os debates foram muito positivo e encerrou-se o Primeiro dia com Reunião da Direção da FENAS com os Sindicatos e Comissões de reabertura, onde os Sindicatos apontaram as suas demandas e dificuldades estruturais e financeiras, como houve o momento para se falar sobre a reabertura de outros, que comporão a FENAS futuramente, pois os processos já estão em andamento.





O segundo dia (25/11) foi aberto com a Palestra: Contribuição Sindical: Um debate inadiável, efetivada pelas Palestrantes: Eliane de Lima Gerber – CGTB, Sindicato do RS e Direção FENAS; Maria Andrade Leite – CTB, Sindicato do CE e Vice Presidente da FENAS e Maria Zenilda Ferreira Lima – CUT, Sindicato de PE, Direção FENAS e Coletivo de Categorias da CNTSS-CUT. Os debates também foram acirrados. Posteriormente houve a Palestra: Serviço Social, Subjetividade, Cuidado e Prática Clínica: Reflexões, feita Palestrante Sônia Guiomar Martins Seixas– Assistente Social Psicanalista e membro do pleno da American Association for Psychoanalysis in Clinical Social Work. Em seguida aconteceram os debates. Dando seqüência realizou-se a Plenária de encaminhamento do Plano de Lutas da FENAS 2011 à Dezembro 2012 e Reunião da Direção FENAS.



O SINASPA representando os Assistentes Sociais do Pará se fez presente no Evento através dos Diretores FENAS da Região Norte: Agostinho Belo e Marcelo Henrique de Jesus F. Sobrinho, que se colocaram em diversos momentos fazendo e expondo suas análises criticas em relação aos assuntos tratados na referida Assembléia, bem como apresentamos a situação especifica do SINASPA e ainda sinalizamos e contribuímos com propostas (que foram aprovadas na Plenária) para a construção do Plano de Lutas da FENAS, em favor dos direitos e interesses coletivos da Categoria dos Assistentes Sociais do Brasil, como ainda, na defesa do Serviço Social de qualidade.

Como ninguém é de ferro, ao final do dia, depois dos trabalhos concluídos é lógico que fomos tirar o estresse e aproveitar um pouco da noite cultural da Bela Cidade de Curitiba (PR) e ainda ganhamos um show a parte dado pela nossa colega Patricia (que cantou com a ótima Banda).






 “Conhecer é tarefas de sujeitos, não de objetos. E é como sujeito e somente enquanto sujeito, que o homem pode realmente conhecer” PAULO FREIRE.

MARCELO HENRIQUE DE JESUS FLORES SOBRINHO.
                                ASSISTENTE SOCIAL - CRESS/PA Nº3204- 1ª Região.


DIRETOR DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
NO ESTADO DO PARÁ - SINASPA .
 

VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO NORTE
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS - FENAS.

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (COMDIPI) - CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – SUL DO PARÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário