quinta-feira, 13 de outubro de 2011

COMDIPI CONQUISTANDO DIREITOS E DEFENDENDO A CIDADANIA DOS IDOSOS DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA.

CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA DE CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – PARÁ – COMDIPI PARTICIPA DA 3ª CONFERÊNCIA ESTADUAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (21 e 22/09/2011) E AINDA CONCEDE ENTREVISTA AO PROGRAMA "LIBERAL COMUNIDADE" DA TV LIBERAL.

O Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa – COMDIPI - da Cidade de Conceição do Araguaia (Sul do Pará), nas pessoas do: Sr. Marcelo Henrique J. F. Sobrinho (Presidente) e do Sr. Luiz Gomes Ribeiro (Vice- Presidente) se fizeram presente no Período de 15 a 28 de Setembro de 2011 na Cidade de Belém, onde estiveram visitando o Conselho Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa – CEDPI/PA - e ainda para participar da 3ª Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa Idosa (Tema: “O compromisso de Todos pelo envelhecimento digno no Brasil”), que se realizou nos dias 21 e 22 setembro do corrente ano, no Centro de Convenções da Amazônia Hangar.

Desta forma, na visita junto ao CEDPI/PA fomos muito bem recebidos e estabelecemos contato direto com a atual Presidente a Srª. Valquíria Cristina Batista Alves, que se colocou a disposição do COMDIPI e ainda convidou-nos para participar de uma Entrevista (realizada no dia 26/09) junto a TV Liberal, no Programa Liberal Comunidade, que foi transmitido para todo o Estado no dia 02/10/2011. Na ocasião da Entrevista apresentamos as principais demandas do cotidiano do COMDIPI, citando o descumprimento e desrespeito grande com a Lei Federal 10.741/2003 (Estatuto do Idoso), evidenciando os Artigos 34 (Benefício da Prestação Continuada - da Lei Orgânica da Assistência Social – Art. 20) e 39 (da gratuidade dos Transportes), como também se colocou a Problemática da Saúde no País, Estado e Município, onde cobramos dos Governos a Inclusão da Geriatria e da Gerontologia nas Entidades Públicas de Saúde do Estado do Pará.

TV LIBERAL no CEDPI/PA.


Presidenta do CEDPI/PA Valquíria Cristina Batista Alves e Assistente Social Marli
 recebem o Presidente "Marcelo Belém" e Vice-Presidente Luis G. Ribeiro do COMDIPI.

Entrevista do CEDPI/PA ao Programa
"Liberal Comunidade" da TV LIBERAL.


Entrevista dada pelo COMDIPI
 ao Programa "Liberal Comunidade"
da TV LIBERAL.

COMDIPI legitimando o ESTATUTO DO IDOSO.
Início da Entrevista do COMDIPI.

"Marcelo Belém" (Presidente do COMDIPI) e
 Luis Gomes Ribeiro (Vice-Presidente do COMDIPI)
sendo entrevistados Pela Repórter da Tv Liberal.

Sr. Luis colocando a necessidade de aquisição de um Veículo Próprio
para o COMDIPI realiza os seus trabalhos..

"Marcelo coloca a violação dos direitos dos Idosos
em Conceição do Araguaia - Sul do Pará.



Afirmando o desrespeito com a Lei Federal 10.741/2003
(Estatuto do Idoso) e evidenciando os Artigos 34 e 39.

"Marcelo Belém" citando a Problemática
 do cotidiano do COMDIPI (diversas demandas).

Sr. Luis colocando a problemática da Saúde e
evidenciando o Trabalho do COMDIPI.
      

O COMDIPI como já citado anteriormente esteve presente na 3ª Conferência ESTADUAL dos Direitos da Pessoa Idosa, representado pelo seu Presidente (“Marcelo Belém”) e Vice-Presidente (Luis Gomes Ribeiro) enquanto Delegados e, ainda acompanhados da Srª MARIA DAS GRAÇAS CARVALHO DE ALMEIDA (Delegada da Sociedade Civil) e do Sr. JÚLIO CÉSAR REGO (Delegado Governamental), que representaram a Cidade de Conceição do Araguaia no Evento Estadual.
No primeiro dia da Conferência houve a solenidade de abertura as 16 h e em seguida as 16h e 40min a Carta Magna (Tema: “ O Compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”.) que foi executada pelo Conferencista Profº. Drº. Serafim Fortes Paz (Escola de Serviço Social da Universidade Federal do Rio de Janeiro), que fez uma explanação excelente e ampla do processo de envelhecimento no País, afirmando a luta pelos direitos constitucionais e chamando a atenção para a inclusão da Gerontologia e da Geriatria na Educação brasileira em todos os níveis, bem como, evidenciou a importância dos Conselhos da Pessoa Idosa como ferramenta de legitimação do que está estabelecido na Lei Federal 10.741/2003 (ESTATU|TO DO IDOSO). Posteriormente aconteceram os debates entre os participantes, o que consideramos positivo, haja vista, que várias pessoas se manifestaram e colocaram seus pontos de vista em relação à Questão Social do Idoso no Brasil, expondo suas opiniões (finalizou-se assim o 1º dia).
No segundo dia (22/09) pela parte da manhã (8h: 00min) partiu-se para a leitura e aprovação do Regimento Interno e às 9h: 30min Exposição dos Eixos Temáticos (Eixo I – Envelhecimento e Políticas de Estado: pactuar caminhos intersetoriais; Eixo II – Pessoa Idosa: protagonista da conquista e efetivação dos seus direitos; Eixo III – Fortalecimento e Integração dos Conselhos: existir, participar, estar ao alcance, comprometer-se com a defesa dos direitos dos idosos; Eixo IV Diretrizes Orçamentárias, Plano Integrado e Orçamento Público da União, Estados, Distrito Federal e Municípios: conhecer para exigir, exigir para incluir e fiscalizar), seguido de debates nos trabalhos de grupos (sendo 4), onde participamos das discussões no Eixo III e contribuímos de forma expressiva, intervindo em diversos momentos no debate e na defesa das propostas criadas na Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Conceição do Araguaia. Os debates nos grupos foram finalizados e às 14h: 00min deu-se a Plenária Final, onde se apresentaram todos os Grupos sendo as propostas aprovadas ou não pelos Delegados. Vale ressaltar que os Delegados (4) de Conceição do Araguaia que representaram este Município e nós do COMDIPI (Marcelo e Luiz Gomes) participamos e atuamos na Plenária Final defendo várias propostas, onde conseguimos aprovar algumas e outras não. Entre as aprovadas e que conseguimos com muita “luta” aprovar estão: aquisição de Veículos para os Conselhos da Pessoa Idosa dos Municípios (Municipal, Estadual e Federal) e criação da Promotoria do Idoso nas Comarcas do Estado e Delegacias (Estadual).
Encerrou-se a Plenária Final e passaram-se às 17h: 30min para a Escolha de Delegados para a Conferência Nacional, onde conseguimos eleger o Sr. Júlio Cezar Rego Pelo Governo e, na “eleição” dos Delegados dos Municípios da Sociedade Civil, o Sr. Luiz Gomes ficou como Suplente.
Cumprimos com o nosso dever em relação às Conferências e esperamos que os Governos façam a sua parte, bem como, temos a certeza que o COMDIPI está fazendo o seu papel de “empowerment - empoderação”, no sentido de transformar as realidades que se apresentam como entraves à cidadania (sentido coletivo) dos Idosos, e sendo assim, este Conselho continuará firme e forte atuando de forma deliberativa, fiscalizadora e reguladora das políticas públicas direcionadas ao Cidadão Idoso, em especial na defesa dos direitos do Povo de Conceição do Araguaia (Estado do Pará).


MARCELO HENRIQUE DE JESUS FLORES SOBRINHO.
ASSISTENTE SOCIAL - CRESS/PA Nº3204- 1ª Região.

DIRETOR DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS
 NO ESTADO DO PARÁ - SINASPA .

VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO NORTE
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS - FENAS.


PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (COMDIPI) - CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – SUL DO PARÁ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário