terça-feira, 11 de outubro de 2011

COMDIPI - REALIZA 3ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA/CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA - SUL DO PARÁ.



A 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Conceição do Araguaia, com o TEMA (“O compromisso de todos por um envelhecimento digno no Brasil”), foi realizada Pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa de Conceição do Araguaia (COMDIPI), nos dias 26 e 27 de Julho de 2011, tendo uma boa participação onde esteve presente um público de aproximadamente 200 pessoas, entre os Credenciados (DELEGADOS E PARTICIPANTES = 114) e outros que participaram em alguns instantes no Plenário.


Leitura do Regimento.


Lançamento do LOGOTIPO DO COMDIPI.


"Marcelo Belém" falando sobre a:
  Construção da Conquista dos Direitos dos Idosos.
Plenária.


Plenária.
Homenagem aos Idosos de Conceição do Araguaia.


Valorização da Pessoa Idosa: Maria Carlota -
Pérola do Araguaia de 84 anos.
Idosa Cidadã Protagonista na Sociedade.
Momento Cultural: "Manelão".
Momento Cultural: Violão e Voz de "Manelão".
CARTA MAGNA - CONFERENCISTA:
ASSISTENTE SOCIAL MARCELO HENRIQUE.
 
Plenária.

Plenária.

Presidente ("MARCELO BELÈM")do COMDIPI
responde os questionamentos da Plenária.
Apresentação das propostas de Grupos.


Apresentação das propostas dos Grupos.


Votação das Proposta pelos Delegados na Plenária Final.

 
 Apesar de a Conferência ter sido realizada no mês de Julho, em pleno Veraneio Araguaiano, consideramos a participação boa. O Primeiro Dia (26/07) contou com a presença de diversas Autoridades da Cidade, entre estes: A do Sr. Secretário de Assistência Social Emivaldo Freitas, que exaltou o valor do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), bem como a Política Nacional do Idoso; O Vice-Presidente do COMDIPI Sr. Luiz Gomes (IDOSO), na Mesa de abertura, se emocionou em sua fala e disse que estava muito feliz; O Sr. Prefeito Álvaro Brito marcou presença na Mesa de Abertura do Evento, e em sua fala confirmou a Importância da construção da Política Pública do Idoso no Município e da Conferência para a Sociedade local.

A Conferência foi dada por aberta pelo Presidente do COMDIPI, o Assistente Social Sr. Marcelo Henrique J. F. Sobrinho ("MARCELO BELÉM"), que em sua fala registrou que o momento seria um marco histórico para Conceição do Araguaia, haja vista, que esta Conferência estava sendo realizada pelo recente Conselho criado, tendo o respaldo da Secretaria de Assistência Social, da Prefeitura e da Sociedade presente no Evento. Em seguida Passou-se para a Leitura e Aprovação do Regimento Interno (o que foi concretizado). Ressaltasse que houve Lanche e almoço no Local para todos os Presentes.

As 14h: 00min O Assistente Social Marcelo Henrique (Presidente do COMDIPI - Conferencista) realizou a Conferência Magna, onde abordou a Política Nacional do Idoso, falando ainda da atuação do COMDIPI, do Trabalho Social desenvolvido No Município e na Amazônia, em favor dos Direitos da Pessoa Idosa. Fez ainda Homenagem a diversos Idosos (as) de Conceição valorizando estes Cidadãos. Houve os debates, onde diversas pessoas se colocaram e o Sr. Marcelo respondeu os questionamentos de todos. Posteriormente passou-se para a Programação Cultural com a apresentação do Sr. “Manelão”, que cantou músicas populares do lugar (encerrado o 1º dia).

No dia 27/07 iniciamos os Trabalhos de Grupos, onde a Plenária dividiu-se em cinco (05) grupos, para a criação das propostas, tendo um tempo de uma hora. Deu-se uma pausa de 10 minutos, para o lanche ser servido. Os grupos concluíram seus trabalhos e parou-se para o Almoço. Em seguida os Grupos apresentaram suas propostas que foram sendo avaliadas e aprovadas pelos DELEGADOS presentes na Plenária. Logo em seguida houve a apresentação Cultural antecipada do Sr. Antonio (“Toinzinho dos Índios" - Idoso Poeta) que apresentou uma Poesia, e depois o Sr. João Martins (Idoso Cantor) e Banda se apresentaram cantando e tocando Músicas Populares do Lugar. O 2º dia finalizou-se com a Eleição de Delegados, sendo seis (06) pessoas eleitas e a entrega dos Certificados para os Participantes. O Presidente agradeceu aos presentes e a todos que colaboraram para o processo de Construção da 3ª Conferência dos Direitos da Pessoa Idosa.

MARCELO HENRIQUE DE JESUS FLORES SOBRINHO.

ASSISTENTE SOCIAL - CRESS/PA Nº3204- 1ª Região.


DIRETOR DO SINDICATO DOS ASSISTENTES SOCIAIS NO ESTADO DO PARÁ - SINASPA

VICE-PRESIDENTE DA REGIÃO NORTE
FEDERAÇÃO NACIONAL DOS ASSISTENTES SOCIAIS - FENAS

PRESIDENTE DO CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA PESSOA IDOSA (COMDIPI) - CONCEIÇÃO DO ARAGUAIA – SUL DO PARÁ

3 comentários:

  1. Companheiro Marcelo,
    Sua intervenção como sempre nos enche de orgulho, companheiro!!!, isso mostra que precisamos de mais Assistentes Sociais como vc em nosso meio, pois a diferença se faz colocando em pratica seu saber e vc como niguém somatiza isso na vida diária daqueles que não tem voz, diante de uma sociedade e de um estado tão indiferente a estas questões, vc é um exemplo para nossa luta diante dos desafios que a conjuntura nos apresenta, sei que diante dos problemas, sua luta é uma semente no meio do deserto, mais sei também que no tempo certo, ela vai germinar e dará bons frutos como, a esperada cidadania plena dos idosos neste país.
    Vamos a luta CAMARADA!!!!!!!Conte comigo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Camarada Ramires, obrigado pela sua valiosa contribuição, mas Eu sou que nem o Filósofo Sócrates, "só sei que nada sei", mas procuro fazer a minha parte aqui nessa Terra, em nossa linha do tempo, sem pensar ganhar algo em troca, pois cumpro apenas com o meu dever diante dessa Sociedade marginalizada, que precisa e muito do Trabalho do Assistente Social: O Homem que sou hoje, devo principalmente a meus Pais e aos Professores que me formaram e por último a mim mesmo, que fiz a minha escolha pessoal, ou seja, defender e garantir o direito dos desprotegidos, dos desassistidos desse Mundo. Ser "AS" não é isso Camarada.

      Excluir